Dores e sangramentos na hora de ir ao banheiro são sinais claros de que o intestino precisa de atenção. Ele está diretamente relacionado ao bom funcionamento e bem-estar de todo o organismo.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que exige um longo tempo de formação e preparação, e que é responsável pela prevenção e tratamento de um dos tipos de câncer com mais incidência no Brasil.
O que é Proctologia?
Proctologia ou coloproctologia é a especialidade médica e cirúrgica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e anormalidades que afetam o segmento final do aparelho gastrointestinal, que envolve o intestino grosso (cólon), reto e ânus.
As doenças gastrointestinais e seus tratamentos e cirurgias possuem registros desde a Antiguidade, no Egito, Grécia, China e outros países e civilizações. Enquanto especialidade médica, tem como marco a obra do cirurgião militar inglês John Arderne, que publicou, em 1349, o primeiro livro dedicado ao assunto, abordando técnicas cirúrgicas, diferenciando os tipos de doenças e indicando os respectivos tratamentos, em especial sobre a fístula anal, causadora de muitos óbitos durante a Idade Média.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Coloproctologia, três anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e a aprovação na SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia para a obtenção do título de médico coloproctologista.
Como funciona?
Na primeira consulta, o médico coloproctologista faz uma entrevista para conhecer os hábitos alimentares, frequência de ingestão de água, de evacuação, histórico familiar, a motivação que levou o paciente a fazer a consulta e outras questões. Em alguns casos, dependendo dos sintomas relatados, o especialista pode realizar o exame de anuscopia, onde avalia a região do ânus e períneo em busca de inchaço, nódulos, feridas e sangramento.
Por isso, é comum o paciente ter dúvida em relação às diferenças entre Proctologia e Gastroenterologia, e qual das duas especialidades procurar, sendo que trabalham em parceria no tratamento de algumas doenças. Resumidamente, a Proctologia possui abordagem clínica e cirúrgica, e se dedica exclusivamente ao intestino grosso, reto e ânus. Já a Gastroenterologia possui abordagem clínica e abrange todo o trato gastrointestinal e estruturas anexas, como fígado e pâncreas.
Portanto, o médico coloproctologista se dedica ao diagnóstico, tratamento e/ou cirurgia de doenças e anormalidades que afetam a região terminal do aparelho gastrointestinal, como hemorróidas, fissuras anais, fístulas anais, abscessos anais, úlceras, infecções intestinais, pólipos intestinais, diverticulite, síndrome do intestino irritável, câncer, entre outros.
Quais os benefícios?
Uma rotina extenuante e estressante somada a pouca ingestão de água, alimentação pobre em fibras e nutrientes e em horários irregulares, e o consumo exagerado de álcool, cigarro e alimentos processados é, geralmente, a razão para o surgimento de várias doenças e anormalidades, dentre elas, as doenças gastrointestinais, que estão mais relacionadas ao comportamento do que a predisposição genética.
Um exemplo é o câncer de intestino, o terceiro tipo de maior incidência no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, câncer de mama (para as mulheres) e câncer de próstata (para os homens), porém com grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente, o que só possível através de exames como a colonoscopia. Este exame é recomendado para as pessoas de meia idade, a partir dos 45 anos, embora o número de casos entre os jovens adultos tenha aumentado nas últimas décadas.
Portanto, além de identificar e tratar doenças, o médico coloproctologista também se dedica a incentivar e orientar o paciente a adotar um estilo de vida mais saudável e equilibrado, pois o bom funcionamento do intestino é a chave para o bem-estar e a imunidade do organismo.
Quando procurar o médico proctologista?
É recomendável procurar o médico coloproctologista quando há presença de sangue nas fezes ou muco, aparecimento de verrugas no ânus, grande quantidade de fezes líquidas ou sólidas, dor durante a evacuação, prisão de ventre crônica, diarréia crônica e gases em excesso (flatulência).
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.