Médica otorrinolaringologista examina ouvido de paciente com instrumento

O que é Otorrinolaringologia e sua relação com o sono, respiração e audição

Quando a dificuldade de respirar começa a afetar a qualidade do sono ou a dificuldade de escutar atrapalha a rotina em casa e no trabalho, pode ser o momento para procurar um tratamento em Otorrinolaringologia.

E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.

Saiba mais sobre essa especialidade médica que surgiu da junção de três áreas de estudo e que atua na prevenção e tratamento das doenças e distúrbios que afetam ouvido, nariz e garganta em adultos e crianças.

O que é Otorrinolaringologia?

Otorrinolaringologia é a especialidade médica e cirúrgica que estuda, previne, avalia e trata as doenças e distúrbios que afetam o ouvido, nariz e garganta, suas estruturas, como os seios da face, faringe e laringe, e a relação entre os órgãos.

Os registros de tratamentos e procedimentos cirúrgicos dessas regiões do corpo datam desde a Antiguidade, praticados por médicos egípcios, gregos, hindus e bizantinos, porém eram compreendidos separadamente e classificados como otologia (relativo ao ouvido), rinologia (nariz) e laringologia (garganta). Com os avanços científicos em anatomia e fisiologia, e o surgimento de novos tratamentos clínicos e técnicas cirúrgicas, nos séculos XVIII e XIX, a correlação entre elas se tornava cada vez maior e, no Século XX, foram reunidas dando origem à especialidade como é hoje conhecida.

E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários três anos de Residência Médica em Otorrinolaringologia e a aprovação na ABORL-CCF – Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial para a obtenção do título de médico otorrinolaringologista.

Como funciona?

A consulta com o otorrino, como também é chamado o médico otorrinolaringologista, consiste, principalmente, na investigação dos sintomas que o paciente apresenta. O primeiro encontro também pode focar na rotina, trabalho, estilo de vida, hábitos alimentares, se possui alguma alergia ou doença preexistente e se já realizou algum procedimento cirúrgico na região da cabeça ou pescoço.

Dependendo das queixas que levaram o paciente até a consulta, também é comum o especialista avaliar ouvido, nariz e garganta em busca de alterações na audição, respiração, deglutição, fala e a presença de lesões e secreções. E para os casos que pedem um diagnóstico mais elaborado, pode solicitar exames como otoscopia, rinoscopia, laringoscopia, impedanciometria (avaliação do ouvido médio e tímpano), eletrococleografia ou ECoG (ouvido interno, cóclea e nervos), nasofibrolaringoscopia (mucosa nasal, laringe e faringe), audiometria tonal e vocal (volume de audição e detecção e compreensão da fala), acufenometria (frequência e intensidade do zumbido), entre outros.

Mulher jovem com dor de garganta e as mãos no pescoço
Relação anatômica e fisiológica entre ouvido, nariz e garganta deu origem à Otorrinolaringologia

Portanto, o médico otorrinolaringologista vai atuar na prevenção e tratamento de patologias como labirintite, otite, rinite, sinusite, amigdalite, faringite, laringite, estomatite, adenoide, desvio de septo, pólipos nasais, obstrução nasal, congestão nasal, dispneia (dificuldade de respirar), apneia do sono, hipoacusia (perda auditiva), nódulos, tumores, e outras doenças e anormalidades, além de realizar intervenções cirúrgicas, quando necessário. E também pode fazer cirurgia plástica no nariz (rinoplastia) e na orelha (otoplastia).

Quais os benefícios?

Faz parte da Otorrinolaringologia tratar várias enfermidades e distúrbios que afetam a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, e que podem estar associados a outros tipos de doenças. É também a especialidade responsável por órgãos que estão relacionados a três sentidos humanos (audição, olfato e paladar) e que são portas de entrada para o corpo, inclusive, suscetíveis às variações de clima e temperatura.

Além disso, a especialidade oferece um campo de atuação bastante amplo. Sua formação clínica e cirúrgica possui subespecialidades em oncologia, pediatria, imunoterapia (prevenção e tratamento de alergias), otologia e neurotologia (distúrbios no ouvido ou nos nervos), rinologia (distúrbios no nariz e de sinusites), laringologia (problemas na garganta ou na voz) e Medicina do Sono (distúrbios do sono), e permite atuar em equipes multidisciplinares de saúde contribuindo para um melhor diagnóstico da região da cabeça e pescoço em pacientes adultos e infantis.

Ou seja, o médico otorrinolaringologista é aquele que se dedica ao bom funcionamento do organismo por meio da qualidade da respiração, audição, equilíbrio, sono, voz e deglutição, condições que impactam tanto na vida pessoal quanto profissional do paciente.

Quando procurar o médico otorrinolaringologista?

São exemplos de situações que o médico otorrinolaringologista pode tratar: dor de garganta; dificuldade para falar ou engolir (deglutir); ronco; rouquidão; dor de ouvido; dificuldade para ouvir; zumbido; ouvido ou nariz entupido; perda de audição; perda de equilíbrio; tontura; nariz escorrendo (coriza); sangramento ou pus no ouvido, nariz ou garganta.

E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.

Compartilhe esta postagem »»

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

A sua privacidade é importante para nós. É política do Hospital do Cerrado respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Hospital do Cerrado, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.

× Como posso te ajudar?