Desde o tratamento de uma dor de cabeça que não passa ao diagnóstico da doença de Alzheimer, a Neurologia é uma área vasta e parte integrante de diversas equipes multidisciplinares.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que atua na prevenção e tratamento de doenças e distúrbios que afetam o sistema nervoso e os músculos.
O que é Neurologia?
Neurologia é a especialidade médica e cirúrgica que se dedica ao estudo da anatomia e fisiologia do sistema nervoso e suas estruturas, assim como a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e dos distúrbios neurológicos.
O interesse pela anatomia e fisiologia do sistema nervoso, em especial o cérebro humano, possui registros desde a Antiguidade. Contudo, a Neurologia só começou a ganhar corpo a partir do Século XVII, com a publicação dos livros do médico e filósofo inglês Thomas Willis, sobre anatomia comparada, fisiologia e patologias do encéfalo e dos nervos. Mais tarde, no Século XIX, torna-se verdadeiramente uma especialidade médica graças às contribuições do médico e professor francês Jean-Martin Charcot, que tratou e descreveu várias das principais doenças neurológicas conhecidas atualmente.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários três anos de Residência Médica em Neurologia e a aprovação na ABN – Academia Brasileira de Neurologia para a obtenção do título de médico neurologista.
Como funciona?
A primeira consulta é marcada por uma conversa para conhecer os hábitos e rotina do paciente, o histórico familiar e a motivação que o levou até a consulta. Também é comum o médico neurologista aplicar uma série de testes para avaliar os reflexos, força muscular, equilíbrio e sensibilidade, além de solicitar exames complementares para um melhor diagnóstico, como ressonância magnética, ultrassonografia, ecografia com doppler e eletroencefalograma.
Dependendo do problema que o paciente apresenta, pode surgir a dúvida se deve buscar atendimento em Neurologia ou Neurocirurgia. Essas duas especialidades trabalham juntas, mas possuem finalidades distintas. Resumidamente, cabe à Neurologia a abordagem clínica do sistema nervoso central e periférico, solicitando exames e receitando remédios. Já a Neurocirurgia se concentra nas doenças e condições que exigem intervenção cirúrgica, como traumas, aneurismas, edemas, tumores, malformação vascular e outras patologias.
Portanto, o médico neurologista vai atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios que afetam o cérebro, medula espinhal, nervos e músculos, como dor de cabeça, enxaqueca, derrame cerebral ou acidente vascular cerebral (AVC), encefalite, meningite, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA), insônia, narcolepsia, epilepsia, convulsões, hérnia de disco (cervical, dorsal ou medular), doença de Alzheimer, doença de Parkinson, síndrome de Guillain Barré, síndrome das pernas inquietas, entre outros.
Quais os benefícios?
O sistema nervoso ou sistema neural humano compreende o encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e medula espinhal, que formam o sistema nervoso central, e os nervos cranianos, nervos espinhais e gânglios nervosos, que compõem o sistema nervoso periférico. Juntos, esses sistemas garantem e coordenam o funcionamento do corpo, a realização de atividades, como locomoção, raciocínio e memória, e a percepção do mundo ao nosso redor a partir dos estímulos que recebemos, através da visão, audição, tato, olfato e paladar.
Com conhecimentos em anatomia, fisiologia, bioquímica e patologias neurológicas, é objetivo da Neurologia proporcionar o pleno bem-estar físico do paciente, considerando que o sistema nervoso influencia todo o organismo. Por essa razão, a especialidade comumente faz parte de diversas equipes multidisciplinares. Pacientes que buscam a Psiquiatria, por exemplo, podem ser encaminhados para o médico neurologista, que vai focar nas análises biológicas e distúrbios que podem estar afetando sua qualidade de vida, enquanto o psiquiatra analisa os aspectos mentais, emocionais e comportamentais.
Além disso, o médico neurologista também é um aliado na orientação e adoção de bons hábitos, como a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada para melhorar a memória, força, coordenação motora e o funcionamento do cérebro e demais órgãos que compreendem o sistema nervoso, assim como encaminhar para especialistas de outras áreas que ajudem a trazer saúde, equilíbrio e disposição.
Quando procurar o médico neurologista?
Estes são alguns sintomas que podem ser tratados pelo médico neurologista: dor de cabeça (cefaleia) frequente ou intensa (enxaqueca); perda de equilíbrio; vertigem ou tontura; tremores pelo corpo; crises de epilepsia ou convulsões; confusão mental; dificuldade para dormir (insônia); terror noturno (parassonia); desmaios; perda de consciência; dificuldade de concentração; visão dupla; perda de visão; alterações na fala; formigamento ou dormência; fraqueza muscular; dor nos nervos do corpo (neuralgia); dificuldade para lembrar de fatos recentes; e perda de memória (amnésia).
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.