Muito associada no tratamento de crianças com dificuldades com a fala, e pessoas com sequelas de algum acidente e em reabilitação para recuperar os movimentos e funções orofaciais, o campo de atuação do fonoaudiólogo é, na verdade, bastante amplo.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa atividade na área da saúde que atua em hospitais, escolas e outros espaços, e que dispõe de um conjunto de métodos e abordagens para auxiliar a comunicação do indivíduo, como a fala, escuta, escrita, e as funções básicas, como respirar, mastigar e engolir.
O que é Fonoaudiologia?
Fonoaudiologia é uma Ciência da Saúde que estuda, avalia e trata os aspectos e distúrbios relacionados à fonação e audição, como a fala, escuta, linguagem oral e escrita, fluência e articulação das palavras, e os aspectos funcionais, como respiração, mastigação e deglutição.
Amplamente desenvolvida na primeira metade do Século XX, a Fonoaudiologia surgiu com base nas questões relacionadas à comunicação humana e discurso linguístico, elaborando e oferecendo suporte teórico para a identificação, avaliação e reabilitação de indivíduos que apresentam alterações na comunicação oral e escrita, na voz e audição. Com o passar dos anos, expandiu suas áreas de atuação e desenvolveu novas abordagens e tratamentos.
E aqui no Brasil, além da graduação em Fonoaudiologia, é necessário realizar uma prova de títulos, como comprovação de participação em cursos e eventos, Residência, conclusão de pós-graduação, mestrado, doutorado, publicação de livros e artigos, e outros parâmetros, e a aprovação no CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia para a obtenção do título de Especialista Profissional em uma das onze especialidades reconhecidas.
Como funciona?
A procura pelo fonoaudiólogo independe de encaminhamento de outro profissional da saúde, como um médico otorrinolaringologista ou pediatra, podendo o paciente buscar atendimento quando e se achar necessário. Apto a desenvolver atividades voltadas para a prevenção, avaliação, diagnóstico, terapia, ensino, pesquisa e consultoria, também pode compor equipe multidisciplinar em saúde com outros profissionais, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos.
A primeira consulta é marcada por uma entrevista, que pode ser diferente de acordo com o distúrbio apresentado e a faixa etária do paciente. Em geral, escuta-se as queixas do paciente e os motivos que o levaram a procurar ou ser encaminhado para o fonoaudiólogo, além das suas expectativas. No caso das crianças, as brincadeiras servem para observar seu comportamento e interação. Também pode ser realizada uma avaliação na estrutura oral, nos músculos da face e aplicação de testes.
E dentro da área de Fonoaudiologia, o paciente também pode buscar atendimento ou ser encaminhado para as seguintes especialidades: Audiologia; Disfagia; Fonoaudiologia Educacional; Fonoaudiologia do Trabalho; Fonoaudiologia Neurofuncional; Gerontologia; Linguagem; Motricidade Orofacial; Neuropsicologia; Saúde Coletiva; e Voz.
Quais os benefícios?
Os fonoaudiólogos estão presentes em unidades de saúde, escolas, emissoras de rádio e televisão, comércio, indústria e diferentes espaços de atuação, pois, possuem diversos recursos que auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional e na reabilitação de pacientes no que diz respeito às funções comunicativas e orofaciais.
Suas especialidades proporcionam melhorias para a saúde auditiva e da voz, otimização dos processos de ensino e aprendizagem, diagnóstico para prevenção e/ou tratamento de distúrbios e transtornos cognitivos, no foco e atenção, equilíbrio e sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico, entre outros.
Além disso, a Fonoaudiologia também promove saúde pelo aprimoramento das habilidades sociais, como, por exemplo, desenvolver a fluência da fala, leitura e escrita, e a compreensão da fala das outras pessoas. Isso melhora a autoestima e autoconfiança nas interações interpessoais e no trabalho, e a qualidade de vida e bem-estar como um todo.
Quando procurar um fonoaudiólogo?
Respiração pela boca, rouquidão constante, perda auditiva, dificuldades na amamentação, na mastigação, na deglutição de líquidos e alimentos (disfagia), na fala e linguagem (gagueira, língua presa, troca de sons), distúrbios de leitura e escrita (dislexia) e aperfeiçoamento vocal (canto, palestra) são exemplos de casos em que o fonoaudiólogo pode atuar.
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.