Conheça mais sobre os tratamentos, e a importância de ir ao médico angiologista fazer o check-up anual
Está ficando difícil permanecer parado em pé, sentado ou deitado por algum tempo sem sentir dor?
Esse é um sintoma comum de que a saúde do sistema circulatório precisa de atenção com urgência.
Dores nas pernas, cãibras, formigamento, dormência, inchaço, sensação de peso e feridas que nunca cicatrizam são sintomas de doenças vasculares e motivos para procurar atendimento.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que surgiu da necessidade de distinguir as doenças vasculares das doenças do coração e que vai muito além do tratamento de varizes pelo corpo.
O que é angiologia?
Angiologia é a especialidade médica dedicada ao estudo, prevenção e tratamento de doenças que afetam o sistema circulatório, que é composto por vasos linfáticos e vasos sanguíneos, que são as artérias e veias.
Surgiu a partir de uma reformulação acerca das patologias cardiocirculatórias, quando estudiosos da área concluíram que seria melhor separar as doenças cardiovasculares, que ficaram subordinadas à cardiologia, das enfermidades circulatórias, que deu origem à angiologia.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Angiologia e a aprovação na SBACV – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular para a obtenção do título de médico angiologista ou ainda médico vascular.
Como funciona?
O diagnóstico das doenças vasculares começa pela escuta das queixas do paciente durante o atendimento. Histórico familiar, rotina e estilo de vida também são considerados para avaliar as enfermidades visíveis e também na prevenção das doenças silenciosas.
Também envolve um exame físico detalhado, como medição da pressão arterial e frequência cardíaca, e exames complementares, como hemograma completo, colesterol e glicemia. Também para identificar possíveis bloqueios no sistema circulatório pelo corpo, a consulta pode incluir a palpação, principalmente dos membros inferiores e região da virilha.
E dependendo de cada caso, o médico angiologista avalia a necessidade do uso de medicamentos, realização de cirurgia e envolvimento de equipe médica multidisciplinar para o tratamento de doenças, como cardiologista, neurologista, endocrinologista e outros especialistas.
Quais os benefícios?
De acordo com dados de agosto do ano passado da SBACV, cerca de 38% da população brasileira sofre com varizes. Mulheres, pessoas obesas e idosos têm mais predisposição à doença, mas, homens de diferentes faixas etárias também podem desenvolver o problema. O principal ponto é que, sem tratamento adequado, as varizes podem evoluir para complicações mais severas. E tem mais.
As doenças vasculares muitas vezes são silenciosas e surgem sem apresentar quaisquer sintomas. Portanto, ao realizar check-up regularmente é possível diagnosticar as enfermidades em estágio inicial ou ainda identificar doenças pré-existentes, o que contribui para uma recuperação saudável.
Além da questão estética em razão das varizes, a consulta com o médico angiologista pode ajudar a prevenir a tempo um aneurisma, trombose, embolia, aterosclerose ou mesmo um AVC – acidente vascular cerebral.
Quando procurar o angiologista?
Muitos pacientes buscam o médico angiologista ou cirurgião vascular para tratar varizes, mas esse especialista é capaz de fazer bem mais pela saúde do sistema circulatório. Em geral, dores nas pernas, cãibras, formigamento, dormência, inchaço, sensação de peso e feridas que nunca cicatrizam são sintomas de doenças vasculares e motivos para procurar atendimento.
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 98298-7846. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.