Você conhece ou já ouviu falar de alguém que sente um desconforto na “boca do estômago”? Ou que passa muito tempo no banheiro e não consegue evacuar? Ou ainda, com dores abdominais sem motivo aparente? Pois, é disso que a Gastroenterologia trata.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa especialidade médica que se dedica à prevenção de doenças e garante a manutenção e bem-estar de todo o corpo por meio do bom funcionamento do sistema digestório.
O que é Gastroenterologia?
Gastroenterologia é a especialidade médica voltada para o estudo da fisiologia do sistema digestório e suas estruturas anexas (esôfago, fígado, vesícula biliar e pâncreas), e na prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças.
Considerado um processo mecânico ao invés de químico até o final do Século XVIII, o conceito de digestão e as enfermidades relacionadas são conhecidos desde a Antiguidade. Enquanto especialidade médica, consolidou-se na segunda metade do Século XIX, com as descobertas do fisiologista francês Claude Bernard e pelo tratado escrito pelo médico alemão Carl Anton Ewald, o primeiro a se dedicar ao estudo das doenças do aparelho digestivo.
E aqui no Brasil, além da graduação em Medicina, são necessários dois anos de Residência Médica em Gastroenterologia e a aprovação na FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia para a obtenção do título de médico gastroenterologia.
Como funciona?
A primeira consulta é marcada por uma conversa onde o médico gastroenterologista levanta informações sobre os hábitos alimentares do paciente, histórico familiar, uso de medicamentos, consumo de álcool e outras questões, além da motivação que trouxe o paciente até a consulta, focando na prevenção e/ou descoberta de doenças.
Por outro lado, quando essa consulta ocorre por encaminhamento ou é motivada, principalmente, por um distúrbio gastrointestinal, como uma diarréia ou prisão de ventre, o especialista tende a focar, primeiramente, na investigação e tratamento daquele distúrbio.
Por isso, é comum o paciente ter dúvida em relação às diferenças entre Gastroenterologia e Proctologia, e qual das duas especialidades procurar, sendo que trabalham em parceria no tratamento de algumas doenças.
Resumidamente, a Gastroenterologia possui abordagem clínica e abrange todo o trato gastrointestinal e estruturas anexas, como fígado e pâncreas. Já a Proctologia possui abordagem clínica e cirúrgica, e se dedica exclusivamente ao intestino, reto e ânus.
Portanto, o médico gastroenterologista se concentra na solicitação e realização de exames como endoscopia digestiva alta (quando se introduz uma sonda pela boca para avaliar esôfago e estômago), colonoscopia (pelo ânus, para avaliar reto e intestino), manometria esofágica (para avaliar força e movimento) e exames de sangue a fim de diagnosticar doenças como gastrite, úlcera gástrica, hepatites, cirrose, pedra na vesícula, pancreatite, hemorróidas, síndrome do intestino irritável, câncer, entre outros.
Quais os benefícios?
O sistema digestório é mais complexo e bem maior do que parece. É ele o responsável pela quebra dos alimentos em porções menores e a absorção dos nutrientes que fornecem a energia para todo o organismo. E se colocados em fila, o esôfago, estômago e intestino de uma pessoa adulta de estatura média, por exemplo, superam facilmente seis metros de comprimento de uma ponta a outra.
Além disso, o intestino acumula trilhões de bactérias que participam do processo de digestão e possui milhões de neurônios que coordenam os movimentos peristálticos intestinais e a liberação de substâncias químicas. Isso mesmo, neurônios. É por isso que possui o apelido de segundo cérebro. E possui ainda uma conexão direta com o cérebro pelo nervo vago, o que explica como a saúde mental e seus transtornos e distúrbios, como depressão e anorexia, podem comprometer a saúde.
Por essas razões, o bom funcionamento do sistema digestório aliado a alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e ingestão regular de água é a chave para o bem-estar físico, e o médico gastroenterologista é um grande aliado para manter tudo em ordem.
Quando procurar o gastroenterologista?
São exemplos de sintomas e condições que podem ser tratados pelo médico gastroenterologista: sensação de azia e queimação; enjoo constante e dificuldade para comer ou beber; refluxo; vômito e diarreia; dores abdominais, principalmente na linha do estômago; prisão de ventre; gases em excesso (flatulência); e sangramento nas fezes.
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.