Dor nas costas, movimentos limitados, dificuldade de respirar. Muito além da massagem, a Fisioterapia se dedica a proporcionar alívio da dor e plena recuperação física para uma melhor qualidade de vida.
E aqui, no Hospital do Cerrado, tem especialista para cuidar de você.
Saiba mais sobre essa atividade na área da saúde que reúne e aperfeiçoa conhecimentos e técnicas de origem milenar, cientificamente comprovadas, e que auxiliam desde atletas lesionados a pacientes em fase de recuperação.
O que é Fisioterapia?
Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que se ocupa com a avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios do movimento e funções do corpo humano a fim de recuperar, manter ou melhorar a qualidade de vida e o bem-estar físico e fisiológico do indivíduo.
É praticada desde a Antiguidade, com registros na Grécia, China e Egito, que usavam a eletricidade, calor e frio, além de técnicas de massagens e exercícios, para o tratamento de variados sintomas e doenças. Já a Fisioterapia moderna surgiu na segunda metade do Século XIX, com as primeiras escolas fundadas na Alemanha e Inglaterra, e se desenvolveu no Século XX, quando foi usada para reabilitar os feridos e multilados da I e II Guerra Mundial, e para tratar os atingidos pelo surto de poliomielite em várias partes do mundo.
E aqui no Brasil, além da graduação em Fisioterapia, são necessários dois anos, em média, de Residência ou Treinamento e a aprovação na COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a obtenção do título de Especialista Profissional em uma das 16 especialidades reconhecidas.
Como funciona?
A procura pelo fisioterapeuta independe de encaminhamento de outro profissional da saúde, como um médico ortopedista ou neurologista, podendo o paciente buscar atendimento quando e se achar necessário. O tratamento, por sua vez, costuma ser dividido em sessões cuja quantidade, assim como o método ou técnica a ser aplicada, é definida pelo fisioterapeuta ou, quando encaminhado, pelo profissional médico.
A primeira consulta é marcada por uma entrevista, onde o paciente é estimulado a falar sobre sua rotina, alimentação, história de vida, queixas e expectativas. O fisioterapeuta também observa a postura e movimento, como ficar em pé, sentar e andar, e realiza um exame de palpação para verificar a temperatura e textura, e testar a força e sensibilidade das articulações e dos músculos. Por fim, faz testes provocativos, estimulando o corpo para identificar possíveis problemas. Essas etapas fazem parte da avaliação e diagnóstico para um tratamento mais adequado.
E dentro da área de Fisioterapia, o paciente também pode buscar atendimento ou ser encaminhado para as seguintes especialidades: Acupuntura, Aquática (ou Hidroterapia), Cardiovascular, Dermatofuncional, Esportiva, Gerontológica, Neurofuncional, Oncológica, Reumatológica, Respiratória, do Trabalho, Traumato-Ortopédica, Osteopática, Quiropráxica (ou Quiroprática), na Saúde da Mulher e em Terapia Intensiva.
Quais os benefícios?
São muitos os sintomas, condições e doenças que a Fisioterapia pode ajudar a aliviar as dores. Anquilose fibrosa, artrite, bloqueios articulares, bursite, cicatrização de feridas, cicatrização cirúrgica, contusões, edemas, fibrose, hipotrofia muscular, lombalgias, mialgias, periartrite, rigidez pós-gesso, tendinites e tensões musculares são alguns exemplos.
O fisioterapeuta pode tratar também lesões em atletas, reabilitação de vítimas de acidentes traumáticos e pacientes com problemas respiratórios crônicos, como asma e doença pulmonar obstrutiva, comum em fumantes. E se destacou durante e após a pandemia do coronavírus, mostrando-se essencial para a recuperação dos pacientes pós-Covid-19.
Portanto, a consulta fisioterápica visa proporcionar um estado de bem-estar e melhoria na qualidade de vida através da prevenção das complicações, recuperação física e reintegração das atividades.
Quando procurar o fisioterapeuta?
O fisioterapeuta está apto para atuar em casos de dor ou fraqueza muscular e nas articulações; lesões decorrentes de traumas, acidentes ou atividades esportivas; dificuldade ou limitação da coordenação motora, equilíbrio, movimento e flexibilidade; doenças crônicas, como artrite, fibromialgia e osteoporose; e na fase de recuperação pós-cirúrgica e hospitalar.
E nós, do Hospital do Cerrado, podemos ajudar.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 3629-6000. Nós agendamos o seu horário e um dos nossos especialistas vai cuidar de você.